Tipo de Cor RGB e CMYK. Qual a diferença?

Ao comprar qualquer produto gráfico você pode se deparar com esses termos: tipo de cor RGB ou CMYK. Portanto, é importante saber do que se tratam, não acha?

Tipo de cor RGB, as cores que vemos na tela

Mistura de cores do tipo RGB
Mistura de cores RGB

O tipo de cor RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, bem como em retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de YoungHelmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.

Tipo de cor CMYK, as cores usadas na impressão

Mistura de cores do tipo CMYK
Mistura de cores CMYK

O tipo de cor CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key para não confundir com o B de “Blue” no padrão Hi-Fi com RGB)).

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as colorações que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que atua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

Inclusão do preto em CMYK

Ao se misturar os três canais coloridos é possível obter a cor preta, porém esta não é uma boa prática. A presença do canal K (Black) em separado se deve aos seguintes motivos:

  • O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;
  • Empregar 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;
  • Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;
  • O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro, o que aumentaria o preço para os clientes.

Limitações do CMYK

A amplitude do espectro cromático do sistema CMYK limita a reprodução realística de cores.

O processo de quatro cores não consegue reproduzir determinadas cores vistas pelo olho humano ou reproduzíveis pelo sistema RGB. É por isso que, às vezes, você pode receber um produto e perceber uma leve diferença na tonalidade de cor. Isso não é um erro de impressão, é um comportamento esperado e nossos termos de compra mencionam esse detalhe importante.

Isso não chega a ser um problema na maioria das aplicações práticas da quadricromia, mas é um obstáculo quando se deseja a reprodução de cores exatas. Tons específicos de céu, de água ou a cor de determinada marca corporativa, por exemplo, podem não sair exatamente como apareceram na tela. Entretanto isso não compromete o resultado final, que continua satisfatório.

Como isso pode afetar minhas compras?

A grande maioria das gráficas utiliza a impressão de quatro cores (CMYK) para oferecer um produto de qualidade e preço razoável, como é o caso da MMGrafika.com. É importante que o comprador esteja ciente que pode haver uma pequena variação na tonalidade das cores, principalmente ao se usarem cores mais fracas. Porém, o resultado final e a qualidade de impressão ficam satisfatórios e muito próximos do que é visto na tela, não impedindo de divulgar sua mensagem e causar impacto desejado nos seus clientes.

Resumindo: a forma como vemos as cores na tela do computador ou celular é do tipo RGB. Na impressão de materiais gráficos é utilizado o tipo de cor CMYK. Devido às muitas diferenças existentes entre marcas de aparelhos e níveis de brilho da tela, nem sempre o material impressão vai ficar exatamente como vemos na tela. Porém, o resultado final é satisfatório e atinge seu objetivo.

Comentários ou dúvidas? Deixe seu recado abaixo!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para otimizar sua experiência. Por usar este website, você aceita nosso uso de cookies.